Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O repouso dos finados


O lugar, pelo princípio comunitário, mantinha ares de pacato e sagrado. Os moradores, através dos entes finados, enterravam a própria carne no solo nativo!
A tradição oral dizia: “O cemitério ostenta-se o lugar nobre, seguro e tranquilo do lugarejo”. A crença, desde a instalação, prevalecia entre os naturais!
Os avós e pais, aos filhos e netos, ensinavam a história e respeito pelo campo santo. As visitas, nas reminiscências e saudades, complementavam-se com referências aos ancestrais!
A sucessão de gerações, com o aumento e falecimento populacional, trouxe a progressiva urbanização. A comuna viu-se invadida e mudada pelos forasteiros e oportunistas!
O desrespeito, a hábitos e valores, revelou uma triste sina. As invasões ao cemitério, nas caladas da noite, somaram-se ao conjunto de afrontas e depredações!
A bandalheira, como drogadição, roubo e sexo, assumiu índices no lugar. A violação de sepulturas, numa afronta às tradicionais famílias, revelou bandidagem e violência!
A diretoria, numa tentativa vã de frear os abusos, afixou o aviso: “Deixem os mortos descansarem!” A instalação de cercas e câmaras parece uma questão de tempo!
O descaso e desrespeito ao patrimônio sentimental reforça a ideia da carência de lei e ordem. Os excessos, em abusos e libertinagens, conduzirão as restrições das liberdades!
O progresso com seus benefícios e inconveniências. O dinheiro externa garras até no repouso dos finados. A bestialidade humana desafia e ofende a inteligência e racionalidade!
                                                                                           
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://www.vivimaurey.com.br/viva-cemiterio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário