Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A velada gozação


Um colono, morador das proximidades da venda, procurou comprar e pegar um saco de farelo. Os suínos, junto à lavagem, precisariam de algum complemento alimentar.
O colonial, em função da distância e exclusiva unidade, procurou carregar nas costas. O percurso, de aproximados quinhentos metros com cinquenta quilos, permitia carregar no lombo.
O trabalho de cangar os bois. Colocá-los na carreta. Abrir cancelas do potreiro. O serviço parecia demorado e oneroso. O rápido seria carregar de próprio punho!
O carregador, no meio do trajeto, depara-se com um velho conhecido. Este, a título de descuido e propósito de não alevantar o saco, manteve o peso estático nas costas.
O parceiro, no ínterim, conta uma novidade em cima da outra (com vista de amarrar e demorar). O indivíduo, com o peso alevantado nas costas, dá vazão à chacota dos conhecidos e clientes da casa comercial.
O ingênuo, por uns bons quinze minutos, ficou parado com a meia centena de quilos no lombo. A imitação de algum burro mostrou-se um cenário próprio!
Os antigos, a título de gozação, tinham o hábito e passatempo de aplicar peças e trotes. Alguma tolice, a título de boa nova, via-se difundido aos quatro ventos!
Quem não teve ou tem as suas burrices e idiotices? O indivíduo, nalgum momento, cai nalguma artimanha ou “fria” como chacota ou lorota!
Os humanos, a exemplo dos símios, adoram rir-se dos próximos e semelhantes! A burrice e idiotice alheia revelam-se razão de boas gargalhadas e gozações!
Uns custam a safar-se das esdrúxulas e incômodas situações. O esperto previne-se a certos acontecimentos e apertos! A vida, nalgum momento, prega-nos nobres e sublimes ensinamentos e trotes!
                                                                            
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

 Obs.: História narrada por Lothário Dickel/Boa Vista Fundos/Teutônia/RS.

Crédito da imagem: globomidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário