Translate

domingo, 21 de julho de 2013

A Lua Cheia de Julho


Um forasteiro, num belo dia, parou num posto de gasolina duma autoestrada. O objetivo consistia em abastecer e verificar a rotineira manutenção do veículo!
Este, no interior da condução, encontrava-o abarrotado de mudas. Uma gama de frutíferas, de inúmeras variedades, tinham a finalidade de serem transplantadas numa chácara. O transportador, lá adiante, visava o auto-abastecimento familiar!
Um natural, com fisionomia saliente dos naturais da terra, admirou-se pelo capricho e dedicação à natureza. Este, sem floreios e rodeios, achegou-se para transmitir uma sabedoria milenar. O exposto mostrou-se bem aceito e vindo ao viajante!
O nativo, em termos gerais, disse: “– Estranho! Eu não lhe conheço! Quero dizer uma lição dos antigos. Os meus avós, a partir dos ancestrais, diziam sempre. As geadas ocorrem na época da Lua cheia no final de julho. O plantador, depois disso, pode transplantar as mudas. Elas carecem de serem queimadas pelo frio!”
O cidadão agradeceu a nobre observação. Este, de forma atenta, passou a reparar os desígnios naturais. Os anos sucessivos confirmaram a lógica natural. O cidadão jamais teve outras mudas ceifadas pelo rigor dos invernos!
O fato liga-se às realidades das regiões subtropicais do Hemisfério sul. Cada ano, em décadas sucessivas, ostenta-se a idêntica história. O avanço de fortes massas de ar frio, com suas geadas brancas e negras, ocorrem no período desta lunação!
Sábio mostra-se aquele que aprende com o conhecimento e experiência alheia. A tradição oral encarrega-se de preservar velhas sabedorias. Felizes são aqueles que podem dar-se o luxo de externar belos e sábios conselhos!

                                                                               Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://ishtardivinopolis.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário