Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A difusão do inço

Ficheiro:Nutgrass Cyperus rotundus02.jpg

Os pioneiros, nos começos da colonização da Colônia Teutônia em 1868 (situada no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil), encontraram-se a conhecer e introduzir espécies exóticas. As florestas cederam lugar aos campos e lavouras!
Um nativo das paragens do município de Taquari/RS falou duma excelente foragem. Esta, para cavalos e mulas, mantinha-se um apetitoso e delicioso “prato” (alimento)!
Os europeus, empenhados em conhecer as realidades do Novo Mundo, “embarcaram na conversação”. A foragem, nas terras arenosas e carentes de húmus, crescia de forma adoidada e esperta!
O colonizador, a título de cultura forrageira, levou algumas singelas mudas. Os exemplares, numa espécie de gramínea, viram-se cultivados numa área destinada ao pastoreio!
O tempo, em poucos dias e semanas, revelou a vigorosa daninha. A cultura constituía-se na dinâmica e exuberante cebolinha. A difusão, entre as fezes e patas dos animais, ampliou-se no espaço!
A tiririca (Cyperus rotundus), em anos nas lavouras e potreiros, tornou-se uma tradicional e tremenda praga! O inço, em quaisquer cantos e recantos, parecia ostentar sobrevida!
A planta, através dos animais e máquinas, espalhou-se e inçou lavouras e regiões inteiras. Uma dificuldade, mesmo com os mais potentes herbicidas, consiste seu combate!
O extermínio, por completo, revela-se uma impossibilidade! A cada safra amplia sua difusão com os maquinários. Alguns restritos espaços tornaram-se lugares de domínio específico! Ela, aos humanos, tornou-se exemplo de amor à vida!
A ingenuidade, nos espaços coloniais, introduziu inúmeras pragas. O Homem ostenta-se o maior modificador dos cenários geográficos. Algumas espécies exóticas, em função do vigor, identificam-se com aparência de nativas.

                                                                        Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nutgrass_Cyperus_rotundus02.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário