Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A parábola das pizzas



          Um ancião, na beira de um entrocamento de estradas, instalou seus serviços, quando passava por "épocas de  altas e baixas" na pizzaria. Ele pouco conhecia seus clientes, quando advinham inúmeros forasteiros e havia possibilidades de ouvir as ideias mais esdrúxulas e variadas. O movimento, num momento, aumentou, quando construiu um fogão maior e solicitou os serviço do filho. 
          Este, recém saído da universidade, parecia entender muito de economia e índices econômicos. Ele então falou: "-Pai! Tu sabes das notícias? A situação da economia global encontra-se péssima. Vários países encontram-se no desemprego e depressão. O poder aquisitivo encontra-se baixo e as vendas desabaram. Vai ser um deus nos acuda!"
          O investidor refletiu: "-O filho passou anos com os entendidos das estatísticas. Conhece bem os números e sabe dá realidade. Vive diante dos noticiários e das mídias." O proprietário pensou e tomou uma decisão: "-Vou precaver-me! Compro um terço a menos das matérias-primas, reduzirei horários e retirarei propagandas." Implantou as medidas e as vendas começaram a fraquejar! Comentou com sua senhora: "-Nosso filho entende de economia! As vendas realmente caíram com a recessão em curso!"
          Quem se cerca de pessimistas, pessimista acaba sendo. Dar ouvidos aos inexperientes, ricos em teorias e pobres na prática, abala o desenrolar dos negócios.

Guido Lang
Livro "Histórias das Colônias"

Crédito da imagem: http://superinteressanteoficial.blogspot.com.br/2012/08/paixao-por-pizza.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário