Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A visão de mundos



           Um casal de anciões, moradores das colônias, teve dois rebentos varões. Estes, após constituírem famílias, resolveram seguir a vocação familiar agrícola, que, por gerações, tinha sido o dom da estirpe. Eles, no entanto, precisavam de terras, quando os pais, agora aposentados, resolveram dividir o patrimônio imobiliário. As terras, divididas ao meio na extensão do comprimento, viram-se ocupadas por muitas encostas e poucos vales. As partes beneficiadas cedo viram-se em conflito, quando ninguém almejava a parte mais íngreme e pedregosa.
           Os pais, com razão de apaziguar ânimos, resolveram dar o voto minerva, porque “filhos valem por iguais e cumpre favorecer ninguém”. O mais velho recebeu a primeira parte, que localizava-se na encosta dos morros. Um pedregulho e saibro pareciam abundar no terreno, que tinha sido até o momento uma espécie de reserva florestal. O colono com muito estudo, paciência e trabalho, procurou investir em culturas permanentes e variadas. O solo, enxuto e sem maiores geadas, favoreceram magníficas colheitas.
          O novato, numa boa parte plana, poderia valer-se da mecanização agrícola, quando esforço físico via-se poupado. Procurou cultivar culturas anuais, que dessem um rápido retorno na comercialização da produção ao mercado. Vivia, porém na dependência da oscilação dos preços, quando no período da safra, custava pouco e, na entressafra, muito.
          Os anos transcorreram e o perecimento dos genitores sucedeu-se. Adveio o comparativo das terras e do trabalho dos irmãos, quando o primeiro “ganhou disparado”. Ele, em estritas áreas, tinha adicionado valor agregado a sua produção, enquanto o segundo produzia volume, porém menores dividendos. As desvantagens tornaram-se vantagens ao sábio, enquanto a vantagem viu-se numa desvantagem ao ingênuo.
            Os espaços dependem da nossa visão econômica, porque de pouco adianta dar vantagem aos de pouco conhecimento – amanhã desperdiçarão as chances e viverão em lamúria. As dificuldades e empecilhos devem fazer-nos ousar, enquanto facilidades conduzem-nos à acomodação.

Guido Lang
Livro “Histórias das Colônias”


Crédito da imagem: http://viagem-fotos.russian-women.net/fotos-de-viagens/fotos-Toscana-morros-F%C3%A9rias-It%C3%A1lia-fotos-turismo-pt-hh_p319.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário