Translate

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A reavaliação da choca


       As necessidades obrigam-nos a fazer o indesejável!
       Uma galinha quis desafiar o auxílio humano. Ela, no contexto do brejo e distante do pátio, foi chocar os seus ovos. Esta conhecia facetas da ousadia humana, que, a título de alimentação e proteção, volta e meia fazia sumir semelhantes (em função da alimentação e do dinheiro).
       A ave, depois dos vinte e um dias, viu desabrochar os ovos (numa porção de pintos). Precisou, em meio aos maiores clamores de fome, ciscar para alimentar duas dezenas de filhos. Ela, nas primeiras horas, parecia conseguir atender as necessidades. O cansaço adveio e a dor da fome abateu-se na família. O desespero, diante das primeiras mortes, levou a uma completa reavaliação de ideias e princípios.
    A solução foi recorrer aos auxílios humanos, quando viu-se recebida com a maior admiração e consideração pela façanha.  As necessidades foram satisfeitas com a abundância, quando, nos ônus futuros, nem quis  pensar. A realidade, para quem quer sobreviver, foi a concretização da profecia do abate e carneação dos adultos.
     Reviveu-se daí uma velha sina: O desespero e a fome leva-nos a relegar e repensar  princípios e valores. O dinheiro, “na surdina” dos comportamentos humanos, norteia  as crenças e as posturas, quando move toda uma engrenagem.

Guido Lang
Livro “Histórias das Colônias”.
(Literatura Colonial Teuto-brasileira)


Crédito da imagem: http://flog.clickgratis.com.br/samuraichess/foto/galinha-choca/310953.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário