Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

Abraham Lincoln


Discurso de Gettysburg

     "Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.
     Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa nação, ou qualquer outra nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos.
    Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.
     O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.
    Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantado pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos adiante – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de esforço – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão. Que esta nação, com a graça de Deus, renasça na liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da Terra".

19 de novembro de 1863

Abraham Lincoln (1809-1865)

Crédito da imagem: http://twilightstarsong.blogspot.com.br/2012/07/for-weekend-spielbergs-abraham-lincoln.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário