Translate

sábado, 11 de agosto de 2012

A fábula da galinha e do pombo



            Conta, a tradição colonial oral, numa propriedade rural havia dezenas de aves, que nos diversos cochos, comiam a ração em conjunto. Galinhas e pombos relacionavam-se bem no criatório, quando cada qual respeitava os devidos espaços. Aconteceu em uma época das galinhas estarem cansadas de pôr ovos e “almejarem alguma folga/férias”.
            Estas, certo dia, ficaram conversando com alguns pombos quando pediram conselhos. Elas conhecendo a realidade do bom conselho (de não custar nada), foram falando: “-Amigas galinhas! Finjam estarem adoentadas com os piolhos das quais o dono não dá um jeito de exterminar/limpar!” As ingênuas galinhas procuraram seguir a risca a recomendação, quando desleixaram na nobre tarefa de pôr ovos. O patrão, ao anoitecer, recolheu os frutos do dia, quando se admirou do escasso resultado da colheita: “uns poucos ovos”. Ele, para sua senhora, disse: “-Ó companhia e parceria de inúmeras tarefas! Vamos esta noite dar um jeito nestes pombos que defecam tudo e trazem piolhos as galinhas.” Os pombos, conhecidos como “ratos de asas”, foram apanhados e levados ao armazém/venda, quando como pombos brancos foram utilizados em ritos religiosos (nas cidades).
            Cuidado! Muito cuidado com os conselhos! Estes, nalgum momento, podem ser a tua própria desgraça. Tarefas atrasadas, inúmeras vezes postergadas, nalgum momento, tomam vulto.
           

Guido Lang
Livro “Histórias das Colônias”


Crédito da imagem: http://eudesalencar.blogspot.com.br/2010/05/pomba-da-paz-uma-pinoia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário