Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

 UM ESTRANHO "BAGUAL"

Os balneários, nos arroios e rios, tornaram-se atrativos nos dias ensolarados e quentes de verão. Milhares de famílias urbanas, nos finais de semana e férias, dirigem-se aos recantos naturais, onde procuram descanso e lazer, com vistas a fugir da agitação, da correria e estresse nas cidades.
Os espaços de banhos e camping, de maneira geral, possuem uma improvisada e precária infra-estrutura, que se relaciona a churrasqueiras e sanitários. A educação dos visitantes, em diversas circunstâncias, pouco contribui para as boas condições de higiene e saúde, que são indispensáveis para uma convivência digna e saudável em sociedades massificadas. Inúmeros indivíduos, por desconhecimento ou malícia, urinam na água dos riachos, onde uma multidão toma banho.
Uma pacata família urbana, enjaulada atrás de grades durante a semana de trabalho, foi curtir os momentos de folga num desses balneários interioranos. Uma ceia familiar, em forma de churrasco, foi feita num matinho próximo ao local de banho, que se via tomado por forasteiros. O excessivo calor da cidade, dominada pelo asfalto e concreto, contribuiu para que dessem um passeio no refúgio natural, que se localizava a poucos quilômetros da residência familiar. O preço acessível do ingresso e a proximidade do local contribuíram para a escolha, pois os assalariados não podem dispender muitos recursos monetários em lazer e recreação.
O cidadão, pai da família de visitantes, entrou na água para curti-la e tomar um bom banho, com a maior calma do mundo. Ele, em meio a frescura do preciosos líquido, deu um discreto mergulho e suspirou em seguida, no contexto desse agradável ambiente. O indivíduo abriu a boca, espreguiçou-se e voltou a nadar; deparou-se, em meio ao suspiro e à natação, com um grande e tremendo "bagual" humano, que vinha nadando tranquilamente pela água do córrego. O camarada, durante a profunda respiração bucal, praticamente engoliu a necessidade fisiológica (fezes humanas), que muito o assustou e enojou.
A vida em sociedade reserva-nos inúmeras surpresas, agradáveis e desagradáveis, que nos fazem deparar com as mais variadas situações.

(Trecho extraído de "Contos do Cotidiano Colonial: Coletânea de Textos" de GUIDO LANG).




Nenhum comentário:

Postar um comentário