Translate

domingo, 6 de julho de 2014

O exemplo da casa



O filho menor ao pai jovem interrogou sobre a trajetória de vida. Como seria a vivência no desenrolar dos anos e dias? Uma profecia para revelar à criança!
O genitor em poucas palavras elaborou uma peculiar explicação. Uma maneira de auxiliar e definir rumos duma existência! Apontar algum norte a partir da própria experiência e vivência!
Este em modestas palavras valeu-se da sabedoria das figuras de linguagem. Uma maneira singela de fazer-se entender! O paizão, num comparativo a casa familiar (em construção) comparou a trajetória terrena!
O cidadão em primeiro plano dos tenros anos acha lugar compra terreno, elabora planta, estabelece medidas, projeta valos, providencia materiais... Os alicerces aos poucos se instalam e a construção toma forma!
Os materiais como areia cimento e pedras revelam-se os artefatos! Os conhecimentos estudos e experiências norteiam os passos! A convivência e estudo são a colher do pedreiro! Os pais professores e vizinhos mostram-se os profissionais da obra!
As paredes e vigas num segundo plano seriam os ensaios das penosas jornadas. A profissão e vocação como ganha pão se tornariam o esqueleto (com divisões e paredes).
Os anos de jornada com penosa carestia e economia custeariam os muitos encargos do empreendimento. Alguma área ou puxado se tornariam os filhos/ manos!
O telhado na terceira fase viria na sabedoria dos anos. O cidadão, nas muitas e variadas vivências procura fazer arremates, fechar aberturas, introduzir móveis... O ciclo das intempéries via-se suavizado!
As reformulações e restauros seriam os constantes aprendizados. O tamanho adviria da quantidade de anos. A construção, de modo grosseiro, mantém-se inacabada! Alguns acréscimos ou readaptações fazem-se necessárias de forma contínua!
O bálsamo e mimo, como formosura e solidez, decorriam das delícias do uso. Os empregados conhecimentos e habilidades revelariam a grandeza das conquistas e ideias!
O dom da palavra consiste em fazer entender-se em singelas explicações. Exemplos concretos facilitam a compreensão da cultura e material. As virtudes, no cotidiano das vivências, revelam a grandeza do espírito e da inteligência!


Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências!”

Crédito da Imagem: http://www.baixaki.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário