Translate

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A mudança de vida


O estudante, filho das colônias, achegou-se a cidade grande. O estudo, na etapa universitária, exigia a migração campo cidade. As mudanças de vida revelaram-se acentuadas!
O cidadão, na passada consorciação estudo e trabalho (rural), precisou adaptar-se ao contexto urbano. A realidade, como curiosidade, chamou atenção na fraqueza e modéstia!
O estudante, na humilde e remendada roupa, achegou-se ao ambiente universitário. O dinheiro via-se contado nas unidades. As dificuldades e pobrezas saltavam aos alheios olhos!
O princípio básico norteava as vivências. O camarada pode andar humilde e remendado no vestuário. No entanto, o importante consiste em ser educado, gentil, higiênico, honesto...
O critério arregimenta crédito e oportunidade. O cidadão arregaça as mangas e vai à luta. O correto e justo permite noites serenas na companhia da coberta e travesseiro!
O desempenho escolar, no ambiente das carências, diferenciou-se no conjunto. O princípio básico consistia “em pegar ou largar” a chance de êxito, progresso e sucesso!
A palavra desânimo inexistia no dicionário. As oportunidades eram fisgadas com duas dedicadas mãos. O desejo era mudar de vida. O primário migrou ao setor dos serviços!
A necessidade obriga reverter as adversidades em oportunidades. A correção e honestidade, na realidade das disseminadas maracutaias, perpassa a triste sina de otário!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://iurdjapao.com/home/?p=15395

Nenhum comentário:

Postar um comentário