Translate

domingo, 13 de outubro de 2013

Os banhados


Os colonos, no contexto das largas tiras de terra, ganhavam esporádicos banhados. Os espaços, como aparentes ilhas no meio dos plantios, abrangiam singelas nascentes!
A prática agrícola, no interior das lavouras, consistia em drenar os locais. A área, em brejo ou mata rala, ganhava uma diminuição! As lavouras viam-se ampliadas ao plantio!
O eucalipto, como reflorestamento, revelou-se outra alternativa. As plantas, em função da ampla folhagem, extraiam os excessos através da transpiração!
O pastoreio, como abastecimento ao gado, sucedia-se nos potreiros. Inúmeros olhos d’água, com a construção de reservatórios, permitiam a despreocupação com o líquido!
As lavouras super úmidas viam-se próprias ao plantio do arroz. O cereal, com a glória dos moinhos, via-se cultivado nas propriedades ao consumo familiar!
As bananas, chuchus e inhame viam-se igualmente possibilidade de produção. As culturas adoram ambientes com umidade. O colono sabia dessa necessidade!
A preocupação, além do racional aproveitamento do solo, ostentava-se em extinguir criatórios do bicharedo peçonhento! A presença de aranhas e cobras era temida!
Os mosquitos, em função de picadas, eram muitíssimo impróprios! A defesa, em vésperas de chuva, consistia em improvisar alguma queimada de folhagens!
A extinção de reservatórios, de estagnadas águas, diminuía ataques e incômodos! Estes, de maneira geral, davam-se durante o trabalho braçal nas circunvizinhas!
O advento das retroescavadeiras levou a edificação dos amplos e belos açudes. O peixe, como complemento de renda e consumo familiar, resultou noutra alternativa econômica!
A perfuração de poços, nas redes comunitárias e empresas urbanas de água, reduziu o número de olhos d’água! Outros encontram-se escondidos entre os rejuvenescidos matos!
As nascentes, em quaisquer lotes, abrigam as bênçãos divinas. Os problemas locais, nas propriedades rurais, ganhavam uma adequação e solução própria!

                                                                  Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://cmageografia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário