Translate

terça-feira, 20 de agosto de 2013

As singelas fagulhas


Um colonial, a título de limpeza duma lavoura, efetuou modestas queimadas. A coivara, como eficiente e velho ensinamento indígena, mostrou-se fácil e útil!
O lavrador, depois de avaliado os resultados, certificou-se da realidade. As fagulhas deveriam estar totalmente extintas. O objetivo, na calada da noite, consistia em evitar atropelos e prejuízos nas alheias propriedades e terras!
Os cuidados, apesar de bem averiguados, revelaram uma ineficiência. Alguma fagulha manteve-se acessa. Esta, auxiliado por algum vento norte, viu-se atiçada. Modestas faíscas, numa infeliz casualidade, atingiram capins e matos!
As chamas, na escuridão da noite, alastraram-se e iluminaram o cenário rural. A vegetação, numa extensão de hectares, viu-se arrasada e  consumida. Metros de lenha, assentados e empilhados na beira da estrada, foram destruídos!
Aborrecimentos, explicações e indenizações, às autoridades e vizinhanças, tornaram-se necessárias. A natureza, nas espécies, levou meses para recompôr o desastre ambiental!
O idêntico, nas convulsões humanas, aplica-se as ideias. Algumas parecem apagadas e enterradas no seio das vivências. Elas, como num divino milagre, pipocam e surgem das cinzas à superfície!
Alguma fagulha, nalgum momento, pode atiçar as faíscas das multidões. O furor do povo espalha-se pelas estradas e praças. As inúmeras manifestações, espalhadas por este velho mundo, comprovam o concreto exemplo!
As agitações e revoluções pipocam pelos cantos e recantos de inúmeros países e sociedades. Os estragos custam cabeças e patrimônios! A população, diante da corrupção e inércia, aspira as mudanças e reformulações!
Singelos exemplos e idéias, nas convulsões sociais, perpassam e revolucionam o mundo. Quaisquer sinistros brotam de modestas faíscas. O fogo, como dádiva ou tragédia, consome o velho para abrir espaço ao novo!

                                                                                Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências” 

Crédito da imagem: http://dissecandoouniverso.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário