Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A volatilidade do dinheiro


A inflação, ao longo das décadas, deixa muito trabalhador em maus lençóis. As pessoas, numa época da vida, pensam ter avolumado riqueza!
Um colonial, com avançada idade e enjoado da agricultura familiar, procurou comercializar o patrimônio. Ele, depois da labuta braçal, quis “sentar-se no descanso”!
As terras, plantações, moradia e animais viram-se “passados no troco”. O casal, a primeira vista, pareceu ter ganhado alguma fortuna!
O dinheiro, em parte, foi repartido entre os filhos. Outra metade viu-se aplicado na poupança. O juro, numa ilusão, daria para sobreviver!
O camarada, como manutenção, passou a gastar expressivas somas. Quaisquer artigos, no meio urbano, revelam-se despesas e encargos!
O capital, com acelerada inflação, desacompanhou o ritmo da reposição dos preços. Os recursos volatizaram-se a semelhança do álcool no ar!
O colonial, em duas décadas, ostentou-se literalmente falido e pobre. O dinheiro tinha sumido no ralo. Este, nos dias finais, precisou apelar à bondade e caridade dos filhos!
As terras costumam acompanhar a escalada inflacionária. O dinheiro, como mero papel, escorre entre os dedos das mãos (como a areia seca do deserto). O indivíduo prudente carece de assentar-se em galho seco da árvore.          
                                                             
                  Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://kwarup.blogspot.com.br/2009_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário