Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

A imprópria metragem


Uma empresa estrangeira, muito correta e exigente no mercado fornecedor, comprava couros de determinadas firmas. O produto, com a abundância de gado nos pastos locais, mantinha-se comuns nas paragens regionais.
Vários fabricantes ostentavam-se tradicionais exportadores e fornecedores. Estes, numa matemática financeira peculiar, possuíam preços convidativos e inferiores a uma concorrência familiar.  Os valores, em dólares ou euros, vinham mais em conta!
A determinada firma, nos enxugamentos cá e lá, não conseguia esta cotação nos custos de produção! As vendas, ao estrangeiro, mantinham-se esporádicas e ocasionais!
Os donos, num encontro informal, conversaram-se sobre a questão preço numa feira internacional. O comprador repassou o interesse de manter transações, porém externou a questão preço maior (comparado à concorrência local).
O fornecedor, como explicação de vendedor, revelou uma singela artimanha comercial: “- Fulano! Vê a qualidade e metragem exata daqueles que dão os especiais descontos!”
O comprador, nas próximas compras e remessas, mandou conferir os detalhes da qualidade e medir a exatidão das mercadorias. Estas, a título de exemplo, constavam a medição cem, porém podiam conter noventa e nove ou menos na metragem!
O correto, na lícita prática, consistia em contar o informado (eventuais centímetros a mais do que a menos como garantia e precaução). As duas empresas, depois do alerta e revelação, tornaram-se exclusivos e parceiros de décadas!
A exata conferência evita desperdícios nos lucros e revela-se sinônimo de sobrevivência nos negócios! “Os olhos do patrão, nos pastos, engordam o boi!”
O cliente, dentro do competitivo mercado, merece a correção e qualidade. O segredo do mascate consiste em criar à efetiva e exclusiva clientela. A honestidade e transparência inspiram confiança e crédito!

                                                                                            Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.fernandacouros.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário