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terça-feira, 13 de agosto de 2013

A cronometragem do tempo


Os exemplos práticos sobrepõem-se a um conjunto de explicações e palavras. A comprovação efetiva, vista com os próprios olhos, facilita a fixação do conhecimento!
Um modesto educador, na disciplina da Geografia, trabalhou os assuntos espaço e tempo. O tema cronologia, em função do abstrato, mostrou-se difícil de detalhar nas falas!
O mestre, numa experiência prática, desafiou o conjunto de alunos. O desafio consistia em adivinhar a exatidão de cinco minutos. Ele, num cronômetro, marcaria o tempo próprio!
O discente, na proporção de achar ter transcorrido o prazo, alevantava na classe. Um anotador, numa lista com a relação de nomes, escrevia a duração dos minutos apontados!
O curioso, uns seis, acertaram próximo ao tempo exato. Nenhum adivinhou com precisão absoluta. Outros vinte e quatro, por mais ou menos, tiveram acentuado erro!
Os registros mentais revelaram-se equivocados no conjunto das três dezenas de estudantes. A noção de tempo, como avaliação, muda de indivíduo para indivíduo!
Cada cabeça ostenta sua sentença. A padronização humana revela-se uma completa inviabilidade. O jeito, como sabedoria, consiste em respeitar as muitas e variadas diferenças!
                                                                                 
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.lagoinha.com

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