Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A sã consciência


   Um trabalhador, exímio conhecedor da realidade rural, ganhou uma proposta irrecusável. Dinheiro sempre falta aos humildes! Abriu-se um frigorífico e careceu-se de gente ao trabalho. Milhares de animais, num único mês, seriam abatidos. Ele, como calejado carneador, ganharia a tarefa de dar o golpe final! O ato de misericórdia! Significava dar a facada certeira e final para centenas de vítimas.
     Este, aos conhecidos, contou o fato da proposta especial. Um bom dinheiro, para elevar o padrão familiar, seria ganho. Um amigo, ouvindo a realidade dos fatos, interroga de supetão: “- A questão da consciência como fica? Ser instrumento de tamanha desgraça para tantos? Será que nalgum dia não sentirás remorsos? Olha lá! ‘Tudo que se planta, colhe-se lá adiante’. Possuímos o direito de exterminar e digerir os mais fracos?  A necessidade de dinheiro justifica certos comportamentos?”... O indivíduo, no momento, ficou assombrado com o excesso de franqueza e questionamento.
      O trabalhador, em função das necessidades monetárias e vantagens trabalhistas, aceitou a tarefa. A consciência nas caladas da noite, porém atormentava a mente. As perguntas soavam diante dos ouvidos. O indivíduo precisa ou não prestar contas dos atos terrenos? Eis uma interrogação crucial! As minhas crenças como ficam? O dinheiro compra os princípios básicos da consciência? A necessidade de dinheiro justifica certos atos e comportamentos? Não existem meios mais corretos de ganhar o sustento? O indivíduo, para ganhar o pão de cada dia, precisa ser instrumento da morte? O princípio cristão aceita essa prática?  Como fica a sorte na minha vida?
       O desejo básico, do indivíduo digno e são, consiste em colocar a cabeça no travesseiro sem maiores preocupações e tormentos. Existem inúmeros meios de ganhar a vida e nada melhor do que labutar afinado com a consciência. O ser cristão transparece nos atos e gestos do cotidiano (com o relacionamento com todo tipo de próximo!).

Guido Lang
                                                                                     Livro: “Singelas Histórias do cotidiano da Vida”

Crédito da imagem: http://badibangagold.com/?m=201107 

Nenhum comentário:

Postar um comentário