Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Apresentação de "Contos do Cotidiano Colonial" de Guido Lang



A vida depara-nos com acontecimentos bucólicos e histórias pitorescas, que trazem facetas da complexidade humana da vivência humana. Inúmeras vezes, na nossa infância, ouvimos nossos amigos, pais e vizinhos, narrar contos e histórias, quando estes, nos dias chuvosos ou finais de semana, visitavam-se com razão de conversar, comer pipoca, tomar chimarrão... Ouvimos, nestas oportunidades, os contos do cotidiano colonial, que ficaram gravados, durante anos, na nossa memória.
Damo-nos o trabalho de registrá-los com o objetivo de não deixá-los cair no esquecimento, pois retratam o espírito de uma época e modo de vida dos moradores coloniais. Alguns contos, contados com tamanha frequência, praticamente integram “o folclore regional”, pois são narrados de geração em geração. Outros foram vivenciados no interior de Teutônia/RS, os quais tiveram o privilégio de vivenciar em nossa infância (no contexto de uma propriedade minifundiária de subsistência e localidade habitada essencialmente por teuto-brasileiros).
Almejamos uma agradável e boa leitura dessa singela obra literária, que inaugura as incursões do autor na literatura de contos regionais. Esperamos, dessa forma, contribuir para o enriquecimento cultural do amado Rio Grande. Obrigado pela consideração e satisfação de degustar esses modestos escritos.

Guido Lang

Crédito da imagem: http://www.achetudoeregiao.com.br/rs/teutonia.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário