Translate

sábado, 5 de dezembro de 2015

A conquista da Linha Nova Áustria (Paverama/RS)



Nova Áustria, designação original da Linha Brasil/Paverama/RS, aconteceu a partir de 1873. As quatro famílias, na laia de pioneiras, advieram da Boêmia/Império Austro-húngaro. As bases, no instituído da colonização, permeiam organização e vivência comunitária.
As estirpes, graças ao comerciante e industrial Carlos Arnt, afluíram à região. O arrojado, no caminho por Porto Alegre, encontrou os imigrantes austríacos. As conversas, no convite, advinham da fértil terra e tensa selva. O diretor Arnt, na “Sociedade Carlos Arnt, sua mulher Filippina Arnt, Henrique Bier e sua mulher Joaquina Rita Bier e Luiz Bier”, versou em comercializar os prazos.
Os primórdios, na primeira leva, iniciaram com Wenzel Reckziegel, José Tischer Sênior, José Tischer Filho e Guilherme Schaurich. A colonização, na instalação, iniciou na Germana (Fundos) da Colônia Teutônia. O núcleo colonial, na proporção do afluxo de novas linhagens, transferiu-se ao centro da linha/picada. A capela “Sagrado Coração de Jesus”, em anexo ao cemitério (católico), complementou-se com escola comunitária. As plataneiras, na intersecção de estradas, instituem-se na insígnia da conquista.
Os pioneiros, na legalização das terras (conforme 1° Tabelionato de Estrela), foram os pioneiros José Jantsch e Wenzel Reckziegel. Registra-se: “... José Arnt e Filippina Arnt... foi-me dito que vendem de hoje para sempre ao sobredito José Jantsch um pedaço de terra nesta Colônia da Picada Áustria com cem braças de frente e quinhentos mais ou menos de fundos, estreitando-se para o fundo onde tem 64,5 mais ou menos de largura e se divide pela frente com terras da Colônia Santa Manuela, pelos fundos e ao oeste com esta Colônia de Teutônia, e pelo leste com terras dos mesmos vendedores, que vendem pelo preço de 800.000 réis... em 01/11/1882, na Colônia Teutônia, Termo de Estrela, onde eu tabelião foi vindo, ali em presença das testemunhas” (Notas 3, pág. 30-31).
Escritura de venda de meia colônia que fazem Carlos Arnt, sua mulher e outros à Wenzel Reckziegel como se declara: ...em 01/11/1882... a Sociedade Carlos Arnt, sua mulher, Filippina Arnt, Henrique Bier e sua mulher Joaquina Rita Bier e Luiz Bier... meia colônia na Picada Áustria com 100 braças quadradas de frente e 500 de fundos, se divide pela frente com terras da Santa Manuela, pelos fundos com a Picada Catharina e terras do comprador e ambos os lados com terras da vendedora, por um conto” (Notas 3, pág. 31).
Outros compradores foram: Sigismundo Reckziegel, em 22/06/1886, área de 75 braças de terras de frente e 500 de fundos e localizando-se 25 braças de frente da Colônia n° 1 e 50 braças de frente da colônia n° 8, confina pela frente com a dita Picada Áustria, pelos fundos ao norte com terras de Wenzel Reckziegel e pelo leste e oeste com terras dos vendedores (Notas 13, pág. 31 do Cartório Estrela – Languiru Vila).
Estevão Jantsch, em 22/06/1886, área de 75 braças de terras de frente à Picada Áustria e 500 fundos, sendo 50 braças de frente da colônia n° 8, e 25 braças de frente da colônia n° 9, e confina pela frente com a dita picada, pelo fundo ao norte com terras de Wenzel Reckziegel, pelo leste com terras dos vendedores, e pelo oeste com terras de Sigismundo Reckziegel (Notas 13, pág. 31-32 do Cartório Estrela – Languiru Vila).
Wenzel Jantsch, em 07/11/1891, área de 50.000 braças quadradas, confronta-se a norte com terras do comprador, sul com Francisco Keil, leste com a Colônia nº 01 da Santa Manuela e oeste com terras de Wenzel Tonneney (Notas 04, pág. 68 do Cartório Estrela – Languiru Vila).
A legalização das terras, portanto, ocorreu a partir de 1882. Os colonos boêmios, apesar da intensa seca (1874), tinham alcançado prosperidade. A colonização, em 1873, iniciou com Wenzel Reckziegel, José Tischer (Pai) e José Tischer Filho, Guilherme Schaurich (famílias originárias de Johannesberg). Outras famílias, em 1876, afluíram para concluir o processo de ocupação.

(Guido Lang, Fragmentos da História Colonial, novembro/2015).

Crédito da imagem: http://novafriburgo.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário