Translate

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O sutil prenúncio


A amizade, na analogia e conversa, tomou forma no convívio comunitário e encontros de família. O idoso e moço viram-se bons amigos e parceiros. A afeição acirrou-se no estudo das genealogias e histórias. Os acidentais encontros resultaram em enraizadas falações.
Os amigos, outrora alheios, nutriram tópicos inesgotáveis. A estima, nos encontros e eventos, mantinha-se recíproca. A idade, na sucessão, pesou na extensa e fecunda existência. O pressentimento, no “sexto sentido”, anunciava a atenuação das forças e desfecho da jornada.
A vivência, na corrosão da estrutura, advinha no epílogo. A visitação, na ocasião inesperada, ocorreu no domicílio do (velho) companheiro. Os parcos instantes, no teor das afinidades, advieram na bênção. O bom senso, no presságio, adivinhou o indesejável.
A repentina morte, nas posteriores semanas, zelou irreparável dano. O esgotamento, sem despedida do derradeiro amigo, parecia dificílima partida. A missão cumprida, na tranquila morte, adveio na ausência de dor e receio. O diário colocou ardis e surpresas.
As pessoas, na pirraça final, apreendem a aflição e extinção. As obras e atos incidem na direção dos arremates e conclusões. A matéria regressa a concepção original. A angústia, na sã e tranquila consciência, advém no alívio e bênção. O sujeito, no aqui e agora, presta contas.
Os bons e grandiosos gestos descrevem a nobreza de espírito. A vida, na odisseia terrena e sucessão das linhagens, oculta enigmas e propósitos maiores.


Guido Lang
“Singelas Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.elhombre.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário