Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A tramóia aos gansos


O companheiro, no passado familiar, criou-se na bonança. A boa educação e moradia, na dignidade e qualidade, incorreram na feliz história. A vida admitia aparências de primavera!
O ofício, na formação e trabalho, permitiu a continuação do estilo. O bom salário, no ente público, aceitou aconchego e ostentação. O prestígio, nos holofotes, caiu no granjeado!
Altos cargos, nos conchavos e lábias, sucederam na hierarquia. As mansões, veículos e viagens, nutriram-se no costume e idolatria. A beleza, na alegria e fortuna, advinha na rotina!
A minúcia, na “tramóia aos gansos”, sucedeu-se nas alocuções e ensinamentos. A homília, no benefício pessoal, direcionava-se na disseminação do marxismo e socialismo!
Carga tributária, controle do capital, direitos de minorias, distribuição de renda, luta de classes advinham na cantilena e pregação. Um séquito, nos bajuladores, incorreu na falácia!
A repartição de renda, na consorciação do prático e teórico (no plano pessoal), sucedeu no pronto esquecimento. O comportamento, na metáfora, advinha na hipocrisia!
O apego, no prazer do fausto, assistia-se no hábito. A militância partidária, no ardil prático, fluía no mando do “próprio umbigo”. Os altos ganhos viam-se na dissimulada súmula!
Teoria e utilitário, no cotidiano da subsistência, andam de associação e sociedade. As ações, vislumbradas nas entrelinhas das altitudes, espelham sumário dos créditos e ideologias!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/gansos

Nenhum comentário:

Postar um comentário