Translate

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O demonstrativo dos encargos



A funcionária gostava do ambiente e trabalho. O maior e melhor tempo transcorriam no emprego. O ganha pão, como assalariada, exigia “a venda do serviço das horas”!
A queixa principal ligava-se ao minguado salário. Os ganhos, diante do capricho e dedicação, entendiam-se esparsos e parcos! A baixa qualificação via-se principal razão!
O empregador, como contratante, gostava da labuta da funcionária. A questão salarial, nas relações, criava atritos e falatórios. Os dispêndios pesavam igualmente ao pagador!
O empresário, na contabilidade, chamou à trabalhadora. O objetivo havia “em amparar arestas”. Elas, no imprevisto, instalam-se na diária e mútua convivência!
Desconfianças e descontentamentos requerem esclarecimentos! Chefe e subalterno, na contabilidade, cruzaram e desfizeram recíprocas dúvidas e queixas!
Os diversos e variados encargos foram delineados e explicados. A empresa, além do salário, cobria e honrava uma porção de ignorados pagamentos do funcionário!
Estes consistiam em atestados médicos, décimo terceiro, férias, fundo de garantia, licença gestante, planos de saúde, vale refeição... O salário dobrava quase nos dispêndios!
As conversas francas, como sabedoria, evitam uma porção de aborrecimentos. As pessoas, no desconhecimento, externam comentários e falatórios equivocados e impróprios!
Os esclarecimentos, nos desafetos e dúvidas, revelam-se divina bênção. As contratações, na gama de encargos, precisam ser bem avaliadas e calculadas!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.brasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário