Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

A aplicada matemática


O aluno, com imensas dificuldades na ciência dos cálculos, vivia a copiar exercícios, provas e temas. O educador, conhecendo a manha, desconfiou daquela ímpar nota de cem!
A oportunidade vislumbrou-se de demonstrar o real conhecimento. A atividade, num chamado ao quadro verde, consistiu em explicar e refazer os problemas da aplicada prova!
O professor, dentro da tradicional didática de explicar e fazer, inovou na astúcia e esperteza. O camarada, na primeira oportunidade, destacou o beltrano (do premiado cem)!
A tarefa, diante da turma, foi destrinchar e refazer alguma questão (de livre escolha diante dos colegas na tela). O completo desastre revelou-se na atividade!
O educador, de viva prática, confirmou a desconfiança. A verificação havia sido outra cola (transcrição) de colegas. A dificuldade residia na habilidade da multiplicação!
A mentira e plágio ostentam  curta duração. A trapaça, aos curtidos e rodados mestres, revela-se uma dificuldade! Uns enganam a muitos, porém nem a todos!
O educador, no amadorismo do alunado, destaca-se na esperteza e sabedoria. As experiências e práticas, com amargos resultados, ensinam belas e majestosas lições de vida.

Guido Lang
“Contos do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://blogandocommatematica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário