Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O ímpar desconhecimento


Uma assistente social, nos estudos sociais (em função de processos), fazia muitas e variadas visitas. Ela, pelas querelas judiciais, conhecia inúmeras famílias e lugares.
As disputas, mais comuns, relacionavam-se as adoções e pensões. As visitas, em meio à circunscrição judicial, ocorriam em cidades e interiores. Alguns locais, na aparência das localidades, assemelharam-se a verdadeiros esconderijos e taperas.
Uma visitação, entre as dezenas, chamou especial atenção. A encarregada, numa tarde inteira, devassou um singelo município. A profissional, aqui e acolá, perguntava sobre específicas informações. A procura, pelo nome, relacionava-se a determinada pessoa.
Ela, pelos espaços das localidades, andou e perguntou pelas casas e pedestres. A localização da sicrana apresentava-se num enigma e incógnita!
Os moradores, por completo, desconheciam a procurada! O tempo e a viagem pareciam onerosos e perdidos! Algum equívoco, na certa, relacionava-se aos dados de identificação ou endereço!
A solução, como ideia salvadora, consistiu em perguntar no conselho tutelar. Uma conselheira, de imediato, conhecia a dona e sabia o endereço. Esta, como excepcional surpresa, ostentava-se a administradora e proprietária do meretrício da cidade.
Inúmeros homens certamente conheciam a sicrana. Eles abstiveram-se astutamente de fornecer maiores dados e informações. Estes, junto às esposas e filhos, poderiam denunciar esporádicas histórias e incursões.
O jeito esperto e malandro consistiu em desconhecer e silenciar. Os aborrecimentos e explicações mantiveram-se poupados. Cada qual sabe dos seus calos e negócios! Os segredos são a alma dos empreendimentos!
Os espertos antecipam-se aos problemas e situações! Os semelhantes, apesar dos anos, conseguem ainda surpreender nas convivências! Relacionamentos escusos integram as relações sociais!

Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”


Crédito da imagem: http://www.diariodoscampos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário