Translate

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A presença



Uma cidadã, muito detalhista e metódica, contratou os serviços duma equipe de trabalho. Uma gama de melhorias e reformas fariam-se necessárias na casa e terreno. Pediu valores (cobrados)! Ocorreu acerto e colocou os materiais de construção a disposição.
Os diversos profissionais, carpinteiros, pedreiros e serventes (com a escola prática da vida), deram início aos trabalhos de reformas. A dona, para não atrapalhar e incomodar, procurou estar ausente (uns bons dias). Queria distância da bagunça, do entra e sai, poeira dos encargos... O pessoal labutava a belo prazer e coordenados pelo responsável (do acerto). Os dias e semanas transcorreram! Adveio a necessidade de averiguar os resultados dos investimentos e trabalhos.  A dona, num primeiro momento, admirou-se das mudanças. Olhou e começou a vislumbrar os detalhes. Algumas reformas chocaram-lhe pela péssima qualidade dos serviços.
Esta daí conscientizou-se duma velha realidade. “O olho do patrão engorda o boi”. A necessidade de estar presente na proporção de fazer investimentos. As obras evoluíram com maior qualidade e rapidez. Nada de maiores desleixos e penduricos! Alguns equívocos cedo foram cobrados e reparados. Os esclarecimentos, na proporção de haver dúvida em meio ao andamento das obras, tornaram-se possíveis. Nada de maiores adivinhações e improvisações. Os funcionários, entre cochichos, cedo concluíram: “-Quê mulher mais chata! Uma impertinência em pessoa! Coloca xaropona (chata) nisso! ‘Onde fomos amarrar nosso burrico!’”...
Ao investidor, a velha lógica trabalhista, consiste: “- A presença do dono enobrece a produção” ou “a ausência dos gatos atiça a ousadia dos ratos”. Acompanhar e vigiar os interesses é sinônimo de economia, eficiência e sabedoria. Ganhar dinheiro dificilmente ostenta-se moleza. Muitos, inúmeras vezes, precisam ouvir aquilo que nem merecem e assumir desleixos alheios em função de necessidades monetárias.

Guido Lang
Livro “Singelas Histórias do Cotidiano da Vida”

Crédito da imagem: http://www.caminhodeabrolhos.com.br/joomla108/index.php?option=com_content&task=view&id=152&Itemid=239

Nenhum comentário:

Postar um comentário