Translate

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O lugar do livro


     

   Um certo cidadão, aficionado amante dos livros, concorreu na política. Este, como colega numa majoritária, visitou centenas de lares no município afora. A situação, diante da ausência da “máquina administrativa” (como oposição) e dificuldades financeiras, levou ao “tradicional corpo a corpo”. Percorreu-se, aqui e acolá, as casas e empresas. A recepção, de maneira geral, foi muito amistosa e daí o tradicional convite “do entra” (para alguma conversa informal). Conheceu-se facetas de inúmeras realidades familiares.
    Chamou atenção um aspecto: a escassa presença de livros. O celular, seguidos pelo rádio/televisão, mantinha a primazia das atenções. Estes, diante da parafernália eletrônica, pareciam ter caído no desuso. Um estorvo, diante da carência de espaço, nos muitos lares.  Percorreu-se algumas centenas de residências e não ver maior presença  de livros chamou muitíssima atenção. A existência, como minibibliotecas, não completou uma mão de cinco dedos (numa comuna de três dezenas de milhares de moradores). A situação levou a conhecer uma dura condição social. O desleixo, com publicações, aponta aos resquícios do atraso cultural. As edições, no contexto da era do computador, encaminham-se para a nulidade de adeptos. Livros acumulam o patrimônio mental do gênero humano e a presença representa companhia “às almas polidas”.
   O hábito da leitura ostenta-se um hábito de eruditos. A realidade social, de uma ou outra maneira, transparece nas entrelinhas da vivência. Os livros, em qualquer geração e situação, tem algo a ensinar e revelar. As feiras de livros revelam um discurso, porém a prática do cotidiano outra realidade.

                                                                                                                                            Guido Lang
Livro: "Singelas Histórias do Cotidiano da Vivência"

Crédito da imagem: http://www.anica.com.br/2008/05/24/por-que-os-livros-sao-caros-no-brasil/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário