Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O conselho paterno


     Um certo jovem, com futuro a conquistar, foi convidado a participar da eleição municipal. Concorrer, por uma coligação partidária, a vereador da cidade, quando, determinado partido, fazia investimento em jovens lideranças. Poderia, como candidato, assimilar as experiências e "manhas" das acirradas disputas políticas.
    O pai, um modesto agricultor da agricultura familiar, deu-lhe uns conselhos. Estes basicamente consistiram nestes termos: " - Nada de ficar falando mal dos adversários! Procure relacionar-se com todos e comentar projetos municipais. Queremos, como família, distância das brigas e intrigas na vizinhança. Os atuais adversários, lá adiante, podem ser teus aliados e comentários/críticas impróprias criam mágoas. As pessoas perdoam porém não esquecem! Procure não prometer nada que não possas cumprir!’’
   O cidadão, nos diversos comícios e reuniões políticas nas comunidades e vilas, seguiu o receituário. Ficou, por poucos votos, na suplência porém foi "o único com a língua controlada" nos acalorados confrontos partidários. Os pais, de velhos conhecidos, receberam os cumprimentos pela boa educação familiar assim como reforçaram propósitos de dividir votos e "dar uma força ao rapaz". Este, nos próximos pleitos, pensa reforças suas bases e enveredar por novas aprendizagens e lições da arte de administrar/coordenar os destinos comunitários.
  A política, nas pequenas comunidades, tem o inconveniente de geral desavenças/intrigas generalizadas por preferências partidárias. Inúmeros eleitores negam-se a apoiar "os falantes alheios", pois querem conhecer propostas sobre a evolução comunitária. Quaisquer partidos, com desejo de expressão nacional, necessitam investir nas novas lideranças e não deixar unicamente "as velhas raposas" cuidando do cocho da gestão pública.

Guido Lang
Livro ‘’ Histórias das Colônias‘‘
(Literatura Colonial Teuto-brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário