Translate

domingo, 14 de outubro de 2012

A futilidade das brigas


           Um certo criador, de aves caipiras, resolveu abater uns galos, que viviam, no interior do pátio colonial, brigados e intrigados. Uns avançavam nos haréns alheios; havia dias inteiros de confrontos e correrias. Uma aparente guerra instalada na espécie! Alguns, de menor tamanho, foram residir na vizinhança (incorrendo no perigo de serem perdidos); não tinham nenhuma chance diante dos maiorais. Estes, muitíssimos autoritários, abusaram da paciência alheia (em função da ousadia e petulância).
O colono, numa noite, prendeu os briguentos numa gaiola, quando, no raiar do dia, pareciam matar-se. Estes, mesmo nos minutos anteriores a degola, enfrentaram-se de forma acirrada em decorrência de velhas intrigas e rixas sexuais. Eles, como muito abusados, imaginavam-se “donos do campinho”, enquanto novos, ousados em gestação, aproveitavam-se do contexto. Estes estufavam o peito e cocoricavam nos espaços, quando cedo mostravam-se tão abusados e implicantes como os outros. Uma briga pela efemeridade do poder de mando em meio às várias fêmeas.
O idêntico aplica-se aos humanos, no que "degladiam-se" por dinheiro, honra, poder, posses... Imaginam-se donos de ambientes, coordenam vidas alheias, constroem aranha céus, ostentam fortunas... Quem, lá adiante como herdeiro, recebe o espólio disso tudo costumeiramente pouco caso faz do patrimônio. Labutou-se dias infindáveis para acumular e tão efêmero foi esse ter; poderia ter dispendido este tempo único, numa vida, para ocupações mais agradáveis. Precisamos estar conscientes da transitoriedade dos nossos dias e ocupá-los da forma mais agradável e feliz.
Certas querelas mais aborrecem e intrigam como angariam benefícios e conveniências. Sábio aquele que da sua vida consegue fazer uma festa! O indivíduo, na prática, não precisa muito para viver na proporção de não dar ouvidos ao consumismo desenfreado.

Guido Lang
Livro ‘’Histórias das Colônias’’
(Literatura Colonial Teuto-brasileira)

Crédito da imagem: http://www.blogodorium.com.br/sonhar-com-galo-significados-para-este-sonho/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário