Os exemplos práticos
sobrepõem-se a um conjunto de explicações e palavras. A comprovação efetiva,
vista com os próprios olhos, facilita a fixação do conhecimento!
Um modesto educador,
na disciplina da Geografia, trabalhou os assuntos espaço e tempo. O tema cronologia,
em função do abstrato, mostrou-se difícil de detalhar nas falas!
O mestre, numa
experiência prática, desafiou o conjunto de alunos. O desafio consistia em
adivinhar a exatidão de cinco minutos. Ele, num cronômetro, marcaria o tempo
próprio!
O discente, na
proporção de achar ter transcorrido o prazo, alevantava na classe. Um anotador,
numa lista com a relação de nomes, escrevia a duração dos minutos apontados!
O curioso, uns seis,
acertaram próximo ao tempo exato. Nenhum adivinhou com precisão absoluta.
Outros vinte e quatro, por mais ou menos, tiveram acentuado erro!
Os registros mentais revelaram-se
equivocados no conjunto das três dezenas de estudantes. A noção de tempo, como
avaliação, muda de indivíduo para indivíduo!
Cada cabeça ostenta sua sentença. A padronização humana
revela-se uma completa inviabilidade. O jeito, como sabedoria, consiste em
respeitar as muitas e variadas diferenças!
Guido Lang
“Singelos
Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”
Crédito da imagem: http://www.lagoinha.com
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