Os colonos, através da experiência empírica, revelam-se uns profissionais do conhecimento. Os mistérios da natureza, em inúmeras ciências, vêem-se elucidados!
Qualquer plantador, como maior satisfação e realização, almeja ostentar seu pedacinho de terra. Esta, depois da existência e família, revela-se seu maior patrimônio!
A abundância de safras representa dignidade, exige cuidados e reparos na fertilidade. A constante adubação, inorgânica e orgânica, representa uma necessidade e obrigação!
Os produtores, num singelo detalhe, conseguem descobrir a real riqueza. O segredo vê-se decifrado através do crescimento de determinadas espécies de inços!
Estes se desenvolvem unicamente em solos extremamente férteis. A ausência ou presença, na primeira avaliação, dá a dimensão das condições das riquezas!
O picão, em especial, mostra-se esta erva daninha própria. Este, de forma abundante, cresce somente em áreas ricas em húmus. Áreas, portanto, próprias à compra e plantio!
Olhos atentos decifram segredos sublimes. A mãe natureza revela-se gentil com quem cuida e preserva seus tesouros. Deus dá em abundância se comparado à escassa retribuição humana!
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”
Crédito da imagem: http://www.cjc.org.br