Translate

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Maçonaria



       (Trecho extraído do livro “Colônia Teutônia: História e Crônica (1898-1908)” de Guido Lang - páginas 30 e 31).

A sociedade filantrópica secreta tornou-se, como em qualquer lugar de instalação da Loja, assunto de curiosidade geral. Os moradores teutonienses não fugiram à regra e criaram inúmeros comentários sobre o tema, que, através da tradição oral, continua despertando atenções.
Teutônia, de 1899 a 1922, abrigou a Loja Maçônica “Luz de Teutônia” que edificou sede em Glück-auf (Canabarro). A loja esteve filiada à Grande Loja Maçônica do Oriente do Brasil do Brasil, que seguiu a linha francesa do movimento. Os registros de atas e contribuições, assim como as reuniões, foram realizados em língua alemã, que era o idioma corrente na colônia. Os encontros poderiam ser semanais mensais, aos quais afluíam as lideranças das diversas picadas (localidades) interioranas. Os membros eram convidados a integrar a ordem (depois de ter manifestado interesse e terem pesquisada a transparência de sua conduta). A loja procurou arregimentar, pela relação de nomes, os indivíduos rurais que eram lideranças comunitárias na cultura, economia, política e sociedade. A famílias com maior número de membros engajados eram as dos clãs dos Lautert, Schäefer, Schneider, Schüller e Schwingel. Os membros maçons de maior graduação, dentro da escala de 1 a 33, foram Phillipp Geib (18), Heinrich Schüller (18), Wilhelm Musskoph (18), Peter Schmitt (30), Heinrich Hatje (14), Henrique Hepp (18), Jacob Hepp (18), Henrique Lautert Filho (14) e Gustavo Robinson (30).
A reunião de abertura ocorreu em 12 de setembro de 1899, quando fizeram-se presentes os membros Peter Schmitt, Eberhard Horst, Petro Schüller, Henrique Faller, Henrique Hepp e Henrique Lautert Filho. Outros membros foram: Wilhelm Hörlle, Mathias Dinstmann, Erns Windmöller, Carlos e Wilhelm Schneider, Heinrich Feine, Francisco Schäffer, Jacob Kettermann, Adolph Lautert, Oscar Hauenstein, Leopold Dahmer, Eberhard Horst, Ernst Brust, Ferdinand Markmann, Jacob Fristscher, João Bornholdt, Friedrich e Karl Eggers, Jacob Pedro Kilpp, Hermann Neuhaus, Friedrich Wilhelm Lang, Reinhold Antoni, Adolph Zimmermann, Wilhelm Sommer, Alexander Fensterseifer, Georg Krützmann, Henrique Beckmann, August Geisel (pai de Ernesto Geisel – ex-presidente da República), Jorge Arnt, Georg Wallauer e outros.
Os maçons ou pedreiros-livres certamente exerceram acentuada influência nas diversas comunidades, porque seus membros eram a “elite pensante das colônias”; exerciam, geralmente, as profissões de prósperos colonos, comerciantes e professores, assim como eram membros ativos das diversas diretorias das sociedades recreativo-culturais. Estes, provavelmente, difundiram os princípios, largamente presentes nas opiniões de inúmeros moradores, da abstenção de quaisquer fanatismos, da vida piedosa e virtuosa serem suficientes para cumprir os desígnios divinos, de Deus revelado pela natureza e presente em tudo, da igreja como instituição de comercialização da fé e outros.

Crédito da imagem: http://naosejaumalienado.blogspot.com.br/

6 comentários:

  1. Existe, hoje ainda, alguma ligação de Teutonia à alguma Loja Maçom?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Desconhece-se haver algum vínculo de Teutônia à alguma Loja Maçom, no entanto, suspeita-se que há um pequeno grupo de maçons residindo no município. Existe a ideia de um senhor em reabrir a "Loja Luz de Teutônia"! Sabe-se, a partir dos sobrenomes existentes, que há inúmeros descendentes de ex-maçons.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber mais sobre a maçonaria em Teutônia. Você não sabe onde encontro mais informações?

    ResponderExcluir
  4. Oie! Se desejas saber mais informações sobre a maçonaria no Município de Teutônia/RS encaminhe-se a alguma loja maçônica próxima. Eles possuem um amplo acervo de material sobre a maçonaria no Brasil e no Rio Grande do Sul. Estão conectadas como numa teia. Além de que poderão indicá-lo uma loja da entidade próxima a referida área, ao qual provavelmente dará-lhe mais informações sobre a temática de interesse.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Tenho um grande interesse pela maçonaria, sou de Teutônia, e estudante de História. Como faço para saber mais a respeito nao sendo somente para fins acadêmicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Káh! As informações a qual dispomos sobre os maçons em Teutônia/RS são estas mesmas expostas no livro ("Colônia Teutônia: História e Crônica", de Guido Lang). Se você deseja aprofundar-se na temática e descobrir mais dados, sugiro que entre em contato com as lojas maçônicas existentes em Estrela/RS e Lajeado/RS. Os maçons costumam guardar as informações a respeito da sua história. Abraço e boa semana!

      Excluir